quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Setor calçadista ganha Núcleo de Inteligência no interior de SP

A cadeia coureiro-calçadista brasileira comemora mais uma ferramenta de competitividade. No dia 16 de setembro foi apresentado, em Jaú/SP, o Núcleo de Inteligência Competitiva (NIC) Inova Paula Souza, que irá funcionar no campus da Faculdade de Tecnologia de Jahu (Fatec). O NIC, que tem o objetivo de gerar informações estratégicas para inteligência competitiva do setor coureiro-calçadista, é uma iniciativa da Fatec, Sebrae e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. Com uma estrutura própria de equipamentos e profissionais, o NIC abrigará o Siscompete, projeto desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) com o apoio Sebrae e que coleta e apresenta dados e informações de mercado no site www.siscompete.com.br.


“O projeto para desenvolver um sistema de inteligência competitiva para a cadeia produtiva do couro, calçados e artefatos iniciou suas tratativas em 2008. Na pauta vinha a discussão do uso da inteligência competitiva como processo de monitorar e analisar informações relevantes no ambiente em que se está inserido para verificar tendências, desenvolver estratégias, descobrir oportunidades, verificar riscos e tomar decisões”, explica Igor Hoelscher, da unidade de Inteligência da Abicalçados e um dos coordenadores do projeto.

Siscompete 
A Abicalçados é a gestora do Siscompete, sistema que conta com o apoio de outras entidades representativas da cadeia produtiva: Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq), Associação Brasileira dos Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav). “O sistema viabiliza que o público encontre num único ambiente um conjunto de informações de cada um dos elos da cadeia, facilitando a tomada de decisões”, destaca Hoelscher

Para o presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, o Siscompete entra na fase operacional plena com a implantação efetiva do NIC em Jaú. “É um passo relevante de avanço na competitividade da cadeia, que tem um ponto forte nessa demonstração de integração", avalia o executivo. Além das entidades nacionais, participam do sistema de inteligência competitiva os sindicatos das indústrias de calçados de Jaú (Sindicalçados), de Birigui (Sinbi) e de Franca (Sindifranca), todos do interior de São Paulo.

Fonte: Unidade de Comunicação Abicalçados

Nenhum comentário: