quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Inteligência na área de Compras - o caso da Vale

Um dos destaques da grade do 5th SCIP Latam Competitive Intelligence Summit será a apresentação de estudos de caso. Na tarde do dia 09, dois executivos da Vale mostrarão como a Inteligência Competitiva pode funcionar no departamento de compras, a partir da experiência vivida na empresa.
A Vale é atualmente a segunda maior companhia de mineração do mundo, sendo o maior produtor de minério de ferro e o segundo maior produtor de níquel. Nos últimos anos, a Vale sofreu um elevado crescimento em operações internacionais. Em 2007, a Vale mantinha operações em quatro países (Brasil, Argentina, EUA e França); hoje ela opera em 27 países de cinco continentes. Essa expansão internacional trouxe oportunidades de economia à área de Compras, assim como uma crescente complexidade à gestão de Cadeia de Suprimentos.

Para aproveitar as oportunidades e abordar a complexidade de lidar com várias categorias em diferentes mercados, a Vale instituiu uma área de Inteligência & Desenvolvimento de Compras para apoiar as decisões ligadas à Cadeia de Suprimentos. A função de Inteligência de Mercado desempenha um papel crucial na área atuando global e localmente, fornecendo informações e análises para ajudar a garantir o abastecimento e explorar oportunidades de redução de custos.

Quatro pilares foram definidos com o objetivo de apoiar as decisões de compras. São eles: Ferramentas de Inteligência de Negócio; Melhores Práticas; Drivers & Tendências de Mercado; Drivers de Negócio.

Nessa palestra, vamos discutir como a inteligência competitiva pode afetar a maneira como você vê a função do departamento de Compras. Como a Inteligência de Compras pode ajudar cada empresa a reduzir / evitar o aumento de custos.

A apresentação será conduzida pela global planning & procurement intelligence manager da Vale, Helga Canellas, e pelo procurement intelligence specialist, Bruno Garrofe.

Veja a programação completa do 5th SCIP Latam Competitive Intelligence Summit e garanta sua presença no mais importante encontro da comunidade de inteligência competitiva da América Latina.

Nenhum comentário: