segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Big Data e a Inteligência Competitiva

Tema de interesse cada vez maior entre os profissionais de Inteligência Competitiva, as formas de se lidar com Big Data, alavancando um grande volume de dados e obtendo uma análise unificada capaz de gerar melhores insights de negócio, serão discutidas durante o 5th SCIP Latam Competitive Intelligence Summit.

No encontro deste ano, o associate general manager da HCL Technologies, Ashish Goel, apresentará cases do setor farmacêutico nos quais a tecnologia foi implantada para ajudar a lidar com big data e responder as questões críticas do negócio.

Dr. Ashish Goel falará na manhã do dia 08 de outubro. Para conferir os detalhes da programação, clique aqui. Veja abaixo o que ele falou sobre a sua expertise e confira uma entrevista concedida à Analytics India Magazine.
Na área de P&D da indústria farmacêutica, é necessário descobrir, entender e, na medida do possível, prever novos agentes terapêuticos e seus mecanismos básicos de ação. Isso é buscado em diversos níveis de descrição, desde o molecular e o celular até o organismo como um todo e o nível da população. Há agora, de forma cada vez mais crescente, a necessidade de integrar o uso da análise de dados não estruturados por meio da cuidadosa atenção e análise da mídia social. As equipes de insights comerciais e inteligência competitiva ainda usarão a SAS para a realização de vários tipos de análise lidando, primeiramente, com dados estruturados. 
Há um grande número de necessidades não atendidas em termos de uma significante energia sendo gasta em processamento de conjuntos de dados e na criação de bibliotecas, dependência de recursos técnicos qualificados com algum entendimento sobre dados comerciais do mercado farmacêutico e conhecimento de SAS. Nossa proposta consiste em alavancar a plataforma analítica unificada e a metodologia para facilitar: insights específicos e recomendações cabíveis – capacidade analítica de compreensão unificada, baixo custo de propriedade – lote tecnológico único para análises unificadas; exigência mínima de especialistas em tecnologia, rápido resposta de análises unificadas – metodologia pendente de patente para análises unificadas. A solução pode ser disponibilizada através de modelo “nuvem” (cloud) e, assim, não exigindo grande investimento inicial em infraestrutura. 
Com o bom uso dessa plataforma podemos desenvolver uma aplicação de autoaprendizagem que pode ser aprimorada para atender a diferentes casos. Isso pode repor o atual conjunto de ferramentas e o nicho de recursos externos que estão sendo usados.
Entrevista do Dr. Ashish Goel à Analytics India Magazine (clique no link).

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